Blogger templates

5 de mai. de 2012

Resenha: The Avengers - Os Vingadores


Se você, assim como o Seu Madruga, ainda não foi ver o filme dos Vingadores no cinema por que a vingança nunca é plena... passe longe dessa resenha, porque, lógico (!!!) ela terá muitos spoilers sobre o filme!
E na boa, o que te faz “morgar” tanto aí, que ainda não foi ver essa incrível película sobre os maiores heróis da Terra?

Cara, uma das coisas mais difíceis pra mim, hoje, é fazer essa resenha do filme dos Vingadores. Parece que quando você acha que ele foi simplesmente perfeito, vão achar que todo o seu senso crítico foi pelo ralo.
Mas, vejam bem, todos esperavam que no mínimo o filme tivesse muita ação e que fosse pelo menos um pouco fiel aos quadrinhos, certo? Porra, então isso foi cumprido a contento! Posso dizer mais, superou as expectativas do mais fervoroso fã da equipe!
Fez com que pessoas que nem lêem quadrinhos ou aqueles que tiveram pouco contato com os personagens no cinema, simplesmente vibrassem durante a exibição do filme. Uma coisa que dá pra ver logo de cara que o sucesso dele vai ser mais estrondoso do que os pipocos do trovão que o Thor conjura, por conta da molecada usando tudo quanto é traquitana relacionada ao filme. Fora o fato de que mais de 1 milhão e meio de pessoas aqui no Brasil já foram ver um dos maiores filmes de grupo de heróis do cinema!
.

Mas vamos à resenha... Véio, ver todos aqueles heróis reunidos pela primeira vez é o sonho de qualquer fã nerd de quadrinhos da Marvel e porque não, até dos fãs não recalcados da Distinta Concorrência que podem agora sonhar e exigir um filme decente da Liga da Justiça.


Finalmente ver Homem de Ferro, Hulk, Capitão América, Thor, Viúva Negra e Gavião Arqueiro reunidos fez valer a pena cada dia de espera pelo filme! Ainda mais quando eles são apresentados de uma maneira que respeitou tanto sua vida e importância nos quadrinhos quanto ao fato do roteiro não destoar das aventuras cinematográficas passadas. Ficou realmente perfeito e devemos isso a um cara: Joss Whedon!
.

Não à toa chamaram um cara acostumado a trabalhar com vários personagens e mesmo assim manter uma linha de raciocínio lógica dentro da trama e da linha narrativa principal. Ainda que ele possua pouca experiência como diretor de cinema, Whedon (responsável pelas séries Buffy – A Caça-Vampiros, Angel e Firefly e nos quadrinhos pela ótima fase do grupo mutante X-Men) também foi responsável por parte do roteiro de The Avengers e soube dosar corretamente a participação e importância de cada herói na trama, mesmo que alguns tenham se sobressaído, mas isso é apenas mérito do próprio ator/atriz.
.

Como no caso de Tony Stark/Homem de Ferro de Robert Downey Jr., que continua com seu jeito irônico e divertido de se ver, porém muito mais a vontade no papel do herói de lata. Ver o cara atuando é uma das melhores coisas do filme, e não tem como não ter a impressão de que ele está apenas fazendo o papel dele mesmo! As cenas com o Ferroso continuam hilárias e fantásticas, como na luta contra o Thor, a porradaria contra os Chitauri durante a invasão e até mais uma “transformação” foda durante uma queda da Torre Stark!
Scarlett Johansson e sua Viúva Negra não só tira o ar de qualquer fã dos Vingadores como está excelente no filme. Isso devido à profundidade que deram para a sua personagem, que foi tratada meio que de forma rasa no filme Homem de Ferro 2 e agora volta em cenas que revelam um pouco mais da personagem e seu passado, bem como sua capacidade de luta e de espionagem em cenas bem agradáveis. E isso não só pela beleza da moça!
.

Outro grande nome do filme é o Hulk de Mark Ruffalo. Pô, o cara mandou bem pra caramba como o Dr. Bruce Banner e todos os trejeitos (e inclusive as feições do ator) passaram imediatamente para o grande Golias Esmeralda que simplesmente arrebentou no filme! Tanto nas conversas com a Viúva e com o Stark quando transformado caiu na porrada com o Thor dentro do Aero Porta Aviões da SHIELD, numa das cenas mais fodas do filme!
.

Aliás, o personagem teve várias cenas fodas. Pela primeira vez conseguiram dar “peso” para o personagem! Seja ele combatendo os aliens, onde dava pra sentir a máquina de destruição que o Hulk é, seja na luta contra o Thor, onde podemos ver até o quanto o Deus do Trovão é poderoso, seja na cena totalmente hilária, onde rola uma espécie de homenagem aos quadrinhos, dele dando um soco e mandando o Thor pra longe ou até na melhor participação do Verdão no filme, com ele quebrando o Loki na porrada como se fosse um bonequinho de brinquedo! Cena totalmente épica!
Whedon deu um jeito de a trama ser toda voltada para os acontecimentos relacionados aos últimos filmes lançados da Marvel, pendendo mais, lógico, para o lado do Thor do que do Capitão América. Mas houve certa junção, já que o Cubo Cósmico estava na parada e tínhamos o meio-irmão do Deus do Trovão como antagonista dos Vingadores. Achei os outros personagens na medida também, acharam até uma função perfeita pro Gavião no filme, já que se não fosse dessa maneira, ele seria apenas um coadjuvante ralé lá no meio.
.

Só acho que o Capitão merecia alguma cena mais relevante. Sua participação ficou meio difícil de analisar para muitos espectadores, mas como fã de longa data da Marvel, acho que deu para ler nas entrelinhas a importância de sua participação. Pelo menos é isso que defendo no podcast que foi ao ar em 04/05/12 lá no Uarévaa!
Chris Evans continua surpreendendo no meu ponto de vista e Tom Hiddleston (Loki) está muito melhor nesse do que no filme do Thor.
.

A grande surpresa pra mim foi a morte do Agente Coulson (Clark Gregg) que era o elo de ligação do espectador com os personagens, mas tá valendo. Deve lá sua grande importância para a trama (e não só para esse filme como para os outros também).
.

Do resto tá tudo lá. A SHIELD sendo féla da puta precisa ser ou uma pedra no sapato quando convém... Só faltou o famoso grito da equipe: Avante Vingadores!
.


Enfim, não quero me estender demais na resenha porque muita coisa vai ser falada durante o podcast, mas acredito que a missão está cumprida! Fizeram um grande filme dos Vingadores, coisa que muitos não esperavam acontecer, e que trouxe muitas doses de ação, aventura, risadas e muita emoção a todos os fãs, por estarem finalmente levando esse super grupo as telas de cinemas com maestria e de uma maneira tão honesta e respeitosa!


Vou assistir de novo e de novo e de novo...

.

PS.: Será que um segundo filme dos Vingadores com um vilão como Thanos irá funcionar mesmo?

Nota 10
Post publicado originalmente no blog Uarévaa em 04/05/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...